Nestas sessões que duram em média uma hora, são utilizadas as técnicas abaixo de acordo com a necessidade individual e/ou programa de tratamento estabelecido:
Terapias Manuais e Manobras Miofasciais: São técnicas em que se usa as mãos como ferramentas na manipulação das fáscias que revestem todo o corpo, as vísceras e os músculos. Dentre elas, as mais utilizadas por nós são: manobras da camada profunda muscular, manobras de Quiropraxia e Osteopatia ,Massagem Terapêutica e Kinesiotape.
Trigger Points ou Pontos Gatilhos – são contraturas musculares de tamanhos variados cada vez mais frequentes devido a mudança de estilo de vida nas últimas décadas. Sempre associadas ou principal causa das lesões de esforços repetitivos e do mal uso do corpo humano ( Tendinites, bursites, Artoses, Protusões e Hérnias de disco, Osteófitos ( esporões de calcânio, bico de papagaio) . Nomeadas recentemente, as contraturas são tratadas com calor, pressão isquêmica, massagem, Shiatsu, Agulhamento a Seco (Dry needling) e Ultra-som de alta intensidade (técnica desenvolvida na Oficina do Corpo).
Alongamento Miofascial em Cadeias musculares
Alongamentos assistidos elaborados a partir da identificação de bandas de tensão (Teste de Tensegridade da Fáscia – método desenvolvido na Oficina do Corpo), das Cadeias Musculares e da Biomecânica Músculo-articular. Estes alongamentos por nós desenvolvidos são essenciais tanto no processo do tratamento para a dor crônica como na prevenção. Eles também têm muito boa aceitação por parte dos pacientes e dos profissionais que buscam a formação no método.
Pilates Tradicional
“Pilates” é um método de exercícios físicos associado ao controle mental e que foi criado pelo alemão Joseph Pilates no inicio do século passado. O método foi inicialmente por ele denominado “Contrologia” e corresponde a um riquíssimo sistema de exercícios globais que associa: fortalecimento, alongamento, respiração, equilíbrio, postura, condicionamento, concentração e consciência corporal. O método foi mantido e divulgado através das bailarinas suas discípulas e a apenas duas décadas e meia vem sendo descoberto por fisioterapeutas de diversas partes do mundo e se transformando aos poucos em um recurso cinesioterapêutico devido certamente aos resultados positivos que apresenta em reabilitação, motivo do sucesso entre dançarinos e bailarinos da época.
Pilates Smart
Com a evolução da Engenharia dos materiais poliméricos, muitos acessórios foram e continuam sendo adaptados aos exercícios criados por Pilates, o que torna suas possibilidades biomecânicas e terapêuticas infindáveis. O bom conhecimento de anatomia e de cinesiologia, nos ajudou a criar e adaptar os exercícios do Pilates para o tratamento da Dor em prol da melhora da qualidade de vida dos nossos clientes, pacientes e alunos. Nossos registros, a bibliografia e especialmente nossa experiência clinica com o método, nos deram evidências convincentes de que seus exercícios não só podem como devem ser usados, adaptados e pesquisados cientificamente.
Acompanhamos e registramos excelentes resultados, especialmente com pacientes crônicos. O método veio acrescentar força muscular e uma melhora significativa na qualidade do trabalho que já vínhamos desenvolvendo. Notamos ainda, uma melhora na frequência das aulas e no entusiasmo quanto a realização dos exercícios, além de relatos e observações da melhora no tônus muscular, da aceleração do metabolismo do sistema urinário e digestivo, e especialmente o modelamento do corpo sem perda de peso.
Fisioterapia na Saúde da Mulher
Reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) desde 2009, essa especialidade aborda várias fases da vida das mulheres. Sua atuação engloba todo o período gestacional, o alívio de dores pélvicas, a prevenção ou o tratamento de incontinência urinária ou disfunções sexuais, auxilia durante o climatério e o envelhecimento, e em casos de câncer ginecológico ou de mama. Sabendo que o corpo feminino apresenta diversos aspectos que o diferenciam, um atendimento especializado é capaz de atender todas as demandas que possam surgir, sendo, o fisioterapeuta, um importante aliado.
Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente
A infância e a adolescência são períodos de inúmeras mudanças físicas e psicológicas. São fases especiais, de plenas descobertas e transformações. E, no que diz respeito ao desenvolvimento motor do indivíduo, alterações posturais podem ocorrer, acarretando dor, diminuição do desempenho físico, além de poder modificar a imagem corporal e a construção de uma nova imagem pessoal.
A fisioterapia pode auxiliar tanto na reabilitação de desvios posturais, como na prevenção e formação da consciência corporal, contribuindo de forma positiva na construção de hábitos saudáveis e no amadurecimento físico e emocional importantes nessas fases.
Fisioterapia na Geriátrica
A fisioterapia geriátrica é uma área voltada especificamente para o tratamento, prevenção e reabilitação de pacientes idosos, permitindo que mantenham uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõem. De tal modo que o idoso realize suas atividades cotidianas sem a ajuda, ou com mínimo auxilio e supervisão, de cuidadores e familiares, possibilitando aumentar a força muscular; melhorar a flexibilidade; o equilíbrio; a coordenação motora; prevenir o risco de quedas; complicações respiratórias e cardiovasculares; promovendo assim a independência funcional e uma melhor qualidade de vida do idoso.
Fisioterapia Neurológica Adulto e Pediátrica
É o conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso, como Doença de Parkinson; Esclerose Múltipla; Hidrocefalia; Paralisia Cerebral; Derrame cerebral (AVC/AVE); Traumatismo cranioencefálico etc.
A Fisioterapia Neurológica trata pessoas de todas as idades – adultos, crianças e idosos – por meio de aparelhos e técnicas específicas. O objetivo é buscar o bem estar físico e emocional, reabilitando o paciente para que possa realizar suas atividades com o maior nível de independência possível, melhorando muito a qualidade de vida.
Acupuntura
Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor. A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional entre outras indicações.
RPG pelo reequilíbrio muscular e proprioceptivo
A Reeducação Postural Global é uma técnica que utiliza posturas específicas com trabalho respiratório e reequilíbrio muscular, já bastante divulgada e conhecida no mundo todo, hoje apresenta derivações que utilizam adaptações analíticas nas cadeias hegemônicas.
Hipnose Ericksoniana
Reconhecida como técnica da Fisioterapia, a hipnose é comprovada no terapia da dor crônica e em traumas psicológicos